Home >> História
   
 

 

HOSPITAL SANTA ISABEL
 
Com pedra fundamental lançada em 1963, o HSI foi inaugurado no ano de 1969 como Maternidade e Hospital Infantil Santa Isabel, da Associação Beneficente Católica, tendo como Diretor o Frei Cornélio Gottenbos, ofm e como Presidente o Dr. Ivahir da Rocha Reis. Desde o início do funcionamento o hospital tem como propósito destinar 2/3 dos leitos hospitalares aos pacientes carentes, o que tem sido cumprido até os dias atuais, quando mais de 70% dos leitos e serviços são destinados aos usuários do Sus.
 
O Hospital Santa Isabel tem como mantenedora a Associação Beneficente Católica, que é uma sociedade civil de direito privado, de utilidade pública municipal, estadual e federal, fundada em Ubá no dia 15 de março de 1958, fruto da fé e prática cristã de ubaenses inspirados e liderados pelos frades franciscanos Frei Pedro e Frei Cornélio, que aportaram em nossa cidade para o trabalho sacerdotal na Paróquia de São Januário e aos quais se seguiram diversos outros sacerdotes. É administrada por uma diretoria não remunerada, eleita para um mandato de dois anos por um Conselho Deliberativo, composto por 50 cidadãos.
 
Em 12 de dezembro de 1977 foi inaugurado o primeiro centro cirúrgico; em 26 de agosto de 1991 foi inaugurado o terceiro pavimento, incluindo as alas de novos apartamentos e área administrativa. As aquisições de modernos equipamentos e aparelhos proporcionaram um melhor diagnóstico e resolutividade aos usuários que necessitavam dos serviços. Entre eles destacam-se a tomografia computadorizada, mamografia e ultrassonografia, todos credenciados pelo SUS.
 
Em 25 de agosto de 1997 foi iniciada a operação do PLANO SANTA ISABEL SAÚDE, o “plano com garantia de atendimento”, que foi muito bem recebido pela comunidade ubaense e regional, se convertendo rapidamente na operadora com o maio número de segurados em Ubá.
 
No ano de 2005 foi credenciado como Hospital da Rede PROHOSP (Programa de Melhoria e Fortalecimento dos Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais), da Secretaria de Estado da Saúde.
 
Em março de 2006, com a colaboração do Lions Club Internation Fundation (LCIF), campanhas feitas na comunidade, e recursos públicos, foi inaugurado a UTI Neonatal e Pediátrica, credenciada pelo SUS em 2007, além de um novo, maior e moderno centro cirúrgico, novos apartamentos e ampliação da área administrativa.
 
Em junho de 2009 foi inaugurada a Unidade de Hemodinâmica, que veio oferecer aos ubaenses modernos procedimentos em hemodinâmica e cardiologia intervencionista.
 
O hospital ocupa hoje uma área física de 36.000 m2, sendo que a área construída é de 8273,61m2. Muitas melhorias e avanços técnicos aconteceram desde a sua criação, num processo de constante investimento em prol da saúde dos ubaenses, que fazem do Santa Isabel o maior e melhor hospital de Ubá e uma referência em toda a Zona da Mata de Minas Gerais.


       

 


 
  kg  
  m